quarta-feira, 19 de maio de 2010

Custo da Modalidade


Exemplo do Custo da prática de danças Latinas numa Escola de Dança:


1 Modalidade:

Individual 25 €,

Par 40€,

Grupo 20 €/Pessoa


2 Modalidades:

Individual 25+8 €,

Par 20+8€,

Grupo 20+8 €/Pessoa


Locais para a Prática



Academia de Dança de Lisboa

CulturDANÇA em Vila nova de Gaia

Virtual Via - Discoteca, Bar em Coimbra

STEPS- Escola de Dança em Lisboa

Pédexumbo- Évora

Casa da América Latina- Lisboa

Academia de Dança de Viseu

Psicologia Clínica e Psicoterapia - Lisboa




Tipos de Instalações


Para os vários tipos de danças latinas, não existe grande diferenciação de Instalações. As danças são praticadas em locais como ginásios, salões, salas, pavilhões com espaço suficiente para o número de praticantes existentes para não se tornar num espaço sobrecarregado de pessoas.


Origem da Rumba

Este estilo de dança Teve sua origem com a chegada de tribos africanas, trazidas a Cuba pelos Espanhóis, mais precisamente na região de Quimbundo, Crioula e Guiné. Nessa altura, as danças dessas regiões eram inspiradas nos movimentos de animais (como o galo) e em situações do quotidiano. Agrupavam-se numa exagerada combinação de movimentos do corpo em detrimento dos pés. A melodia era considerada menos importante do que o complexo cruzamento de ritmos produzidos pela percussão dos mais variados objectos do dia-a-dia. Os negros na altura, encontrando-se em tempos de escravidão, não poderiam mostrar as suas danças á população. Com a abolição da escravatura em Cuba em 1886, os negros escravos mudaram-se para a periferia das pequenas aldeias e cidades e trabalhavam nos pequenos negócios da cidade. Neste contexto, surgiu a festa chamada rumba (fiesta), com tal impacto que a palavra rumbeiro se utiliza para designar uma pessoa festeira, e rumbear, a actividade festiva intensa.

Devido à pobreza, os instrumentos utilizados na rumba eram os móveis e utensílios da casa e do trabalho diário; em pouco tempo, passou-se a utilizar as caixas usadas na importação do bacalhau pela sua boa madeira. Tais caixas foram a inspiração para o modelo hoje utilizado chamado "cajón".

A rumba possui quatro estilos, a saber:


• La Columbia

Rumba rápida que dança um homem só. Consiste em movimentos acrobáticos e compulsivos.

• El Guaguancó

O estilo mais importante da rumba, caracterizado por descrever um jogo de atracção e repulsão entre o casal. O homem trata de "vacunar" (ou conquistar) a mulher com gestos pélvicos possessivos, enquanto ela se cobre para evitar ser "vacunada" (conquistada).

• El Yambú

Rumba lenta onde os dançarinos fazem gestos próprios ao mesmo tempo; não se fazem gestos pélvicos possessivos, de conquista.

• La Conga

Estilo dançado principalmente em período de festas carnavalescas. Os dançarinos dançam pelas ruas de costas para o par, fazendo movimentos circulares e repetidos, sem muita variação de passos, vestidos como personagens.

Exemplo de dois dançarinos de Rumba:

Origem do Mambo

Esta dança iniciou-se em 1939 quando Orestes López e Cachao López escreveram uma música danzón (estilo com origens na contradanza espanhola e a contredanse francesa) chamada "Mambo", que utilizou alguns ritmos derivados da música africana.

Com o passar do tempo, o mambo foi sofrendo influência do Jazz, uma vez que a maioria dos músicos trabalhavam para os Italo-Americanos (homens encarregues de controlar os casinos), e pretendiam agradar os americanos colocando um ritmo mais americano (latino).

No fim da década de 40, Perez Prado apresenta como se dança o mambo. A partir de Havana, o ritmo do Mambo conquista o México e posteriormente os EUA, mais precisamente Nova Iorque, onde sofre a sua maior evolução.

Em 1951, Perez Prado e sua Orquestra fazem uma tournée nos Estados Unidos, Ficando conhecido como o rei do mambo, sendo o criador do “Mambo #5“.

Na década de 70, o Mambo tornou-se a dança favorita em Nova Iorque uma vez que se desenvolveu-se de tal maneira, que conquistou o mundo, criando uma nova moda “o Latin Hustle”.



Origem do Merengue


Estilo de dança nacional da Republica Dominicana, que teve origens crioulas, no fim do século XVIII e inicio do século XIX, sendo o resultado entre o Minuel africano e francês.

Na altura, era uma dança considerada demasiado entediante, adicionando então batuque dos tambores e passos mais rápidos para tornar a dança mais animada. Entre 1838 e 1849, esta dança, na altura tinha o nome de Upa Habanera (Upa de Havana), começando a difundir-se pelas Caraíbas, tendo sido muito bem recebida em Porto Rico. Como um dos passos da dança chama-se Merengue, quando a dança chega á Republica Dominicana fica então com esse nome.

Nessa altura, era a Tumba que dominava as pistas de dança dominicanas e a alta sociedade olhava para o Merengue como uma dança sem valor, e não lhe davam a devida importância, pois achavam-na recheada de conotações sexuais e políticas – como simplesmente vulgares. A cada dia que passava, o Merengue foi conquistando o seu lugar e, em 1850, já rebaixava a Tumba, tornando-se uma dança exclusiva das classes média-baixa. O auge da sua popularidade deu-se em 1930 quando Rafael Trujilo – grande fã do Merengue – utilizou essas músicas na sua campanha presidencial.



Origem do Cha-cha-chá

Considera-se que este estilo de dança teve inicio em Havanna (cuba), nem 1951, quando o compositor e violinista Enrique Jorrín ouviu o “ressoar” dos sapatos dos bailarinos e parecia-lhe algo parecido como “cha-cha-cha”. É chamada de uma dança latino-americana, derivada da dança Danzonette (Porto Rico) e o Danzon (Cuba), tornando-se uma mistura de ritmos Africano com a guitarra espanhola chamado “mambo-rumba”. Foi criado a partir do barulho que os dançarinos faziam nas pistas de dança. Obteve Popularização a partir das grandes bandas, onde já existia em grande evidência os instrumentos de sopro, tendo o seu ascendente mais directo o Mambo.



Tipos de Danças Latinas



Bachata
Bolero
Calipso
Cha-Cha-Chá
Cumbia
Jive
Kachaka
Mambo
Merengue
Milonga
Paso-double
Quarteto
Rumba
Salsa
Samba
Son
Tango


Estes são todos os exemplos de danças latinas que existem, mas no meu blogue, apenas falarei sobre as danças que se encontram a negrito ou a bolt.



Introdução à Modalidade

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Projecto Tecnológico, no qual vou tratar essencialmente o tema, danças latinas, mas especificando algumas uma vez que são muitas, em que vou falar da história/origem de cada uma, do enquadramento competitivo e de prática da modalidade.

Darei exemplo também de alguns tipos de instalações utilizados para a prática, locais onde se podem praticar e quais os custos adicionais da modalidade para a população que se interessar em participar nos seus tempos livres.