quarta-feira, 19 de maio de 2010

Origem da Rumba

Este estilo de dança Teve sua origem com a chegada de tribos africanas, trazidas a Cuba pelos Espanhóis, mais precisamente na região de Quimbundo, Crioula e Guiné. Nessa altura, as danças dessas regiões eram inspiradas nos movimentos de animais (como o galo) e em situações do quotidiano. Agrupavam-se numa exagerada combinação de movimentos do corpo em detrimento dos pés. A melodia era considerada menos importante do que o complexo cruzamento de ritmos produzidos pela percussão dos mais variados objectos do dia-a-dia. Os negros na altura, encontrando-se em tempos de escravidão, não poderiam mostrar as suas danças á população. Com a abolição da escravatura em Cuba em 1886, os negros escravos mudaram-se para a periferia das pequenas aldeias e cidades e trabalhavam nos pequenos negócios da cidade. Neste contexto, surgiu a festa chamada rumba (fiesta), com tal impacto que a palavra rumbeiro se utiliza para designar uma pessoa festeira, e rumbear, a actividade festiva intensa.

Devido à pobreza, os instrumentos utilizados na rumba eram os móveis e utensílios da casa e do trabalho diário; em pouco tempo, passou-se a utilizar as caixas usadas na importação do bacalhau pela sua boa madeira. Tais caixas foram a inspiração para o modelo hoje utilizado chamado "cajón".

A rumba possui quatro estilos, a saber:


• La Columbia

Rumba rápida que dança um homem só. Consiste em movimentos acrobáticos e compulsivos.

• El Guaguancó

O estilo mais importante da rumba, caracterizado por descrever um jogo de atracção e repulsão entre o casal. O homem trata de "vacunar" (ou conquistar) a mulher com gestos pélvicos possessivos, enquanto ela se cobre para evitar ser "vacunada" (conquistada).

• El Yambú

Rumba lenta onde os dançarinos fazem gestos próprios ao mesmo tempo; não se fazem gestos pélvicos possessivos, de conquista.

• La Conga

Estilo dançado principalmente em período de festas carnavalescas. Os dançarinos dançam pelas ruas de costas para o par, fazendo movimentos circulares e repetidos, sem muita variação de passos, vestidos como personagens.

Exemplo de dois dançarinos de Rumba:

7 comentários:

  1. Ajudou bastante no meu trabalho de artes

    ResponderEliminar
  2. isso me ajudou em meu trabalho de espanhol valeu !

    ResponderEliminar
  3. isso me ajudou em meu trabalho de espanhol valeu !

    ResponderEliminar
  4. obrigado...ajudou muito no meu trabalho de espanhol da escola!!

    ResponderEliminar
  5. obrigado me ajudou no trabalho de educação física

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto muito de chicotar pretos num campo de algodão

    ResponderEliminar