quarta-feira, 19 de maio de 2010

Origem do Mambo

Esta dança iniciou-se em 1939 quando Orestes López e Cachao López escreveram uma música danzón (estilo com origens na contradanza espanhola e a contredanse francesa) chamada "Mambo", que utilizou alguns ritmos derivados da música africana.

Com o passar do tempo, o mambo foi sofrendo influência do Jazz, uma vez que a maioria dos músicos trabalhavam para os Italo-Americanos (homens encarregues de controlar os casinos), e pretendiam agradar os americanos colocando um ritmo mais americano (latino).

No fim da década de 40, Perez Prado apresenta como se dança o mambo. A partir de Havana, o ritmo do Mambo conquista o México e posteriormente os EUA, mais precisamente Nova Iorque, onde sofre a sua maior evolução.

Em 1951, Perez Prado e sua Orquestra fazem uma tournée nos Estados Unidos, Ficando conhecido como o rei do mambo, sendo o criador do “Mambo #5“.

Na década de 70, o Mambo tornou-se a dança favorita em Nova Iorque uma vez que se desenvolveu-se de tal maneira, que conquistou o mundo, criando uma nova moda “o Latin Hustle”.



5 comentários: